23/06/2018 - Feminismo negro e Quilombolas

O assunto da parte da manhã foi a respeito do gênero e feminismo negro no Brasil e no Litoral do Paraná. A estudante Talita da Unespar apresentou sua pesquisa sobre feminismo negro no Brasil a partir da proposta teórica de Judith Buttler e da historiadora brasileira Beatriz Nascimento. Foram também ouvidos os testemunhos de mulheres negras.



A segunda parte do dia 23 foi composta por uma apresentação do professor Ilton e Antônio Gonçalves, quilombolas do Litoral do Paraná que vieram fazer o convite para a aula de campo do dia 11/08 na comunidade. A aula será sobre a Memória quilombola no Litoral do Paraná.

16/06/2018 - Relações étnico raciais e Lei 10639 nas escolas

A parte da manhã do curso focou a revisão e contextualização das relações étnico raciais no Brasil.Ana Josefina Ferrari,a qual realizou uma retomada do relato da História do Brasil a partir da perspectiva negra, foi quem ministrou a aula. A docente trouxe diferentes autores negros ( historiadores, sociólogos, antropólogos) que contam uma versão pouco conhecida da história do Brasil no período da escravidão.


Já a segunda parte do curso centralizou a atenção nas metodologias de trabalho para a implementação da Lei 10639 para as séries iniciais. Edicélia Maria dos Santos Souza foi a docente trouxe parte de sua pesquisa de doutorado na qual elabora uma metodologia de trabalho com as relações étnico raciais. Utilizaram até mesmo a contação de histórias com bonecos como uma das ferramentas utilizadas para o combate ao racismo nas escolas.


09/06/2018 - A juventude negra no nosso país: ontem, hoje e amanhã

A abertura do curso foi com chave de ouro, contando com uma mesa de diálogo composta:
Janete Iode, representante do núcleo regional do litoral;
Renato Bochicchio, diretor do Setor Litoral;
Valéria Oliveira, secretária de Políticas afirmativas UFPR Litoral;
Edicélia, representante do Comitê de Políticas afirmativas da Prefeitura de Pontal
do Paraná;
Luci Gonçalves Alves, representante da Secretaria de Educação de Paranaguá;
Representante da Unespar Campus Paranaguá;
Ana Josefina Ferrari, coordenadora do Curso ERER;




“A juventude negra no nosso país: ontem, hoje e amanhã” foi a segunda parte do curso nesse dia, ministrado pelo Professor Valdo de Souza Melo. Os objetivos da aula do professor envolviam o desenvolvimento da educação do espírito e da mente para o bem comum, em diversos aspectos, regras e preceitos e o que se deve ou não fazer em uma proposta de equidade social. Além de envolver o jovem negro na prática reiterada de hábitos de empoderamento, valorizando a contribuição do grupo étnico que pertence.


ERER: Educação para as relações étnico Raciais


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A formação docente é um dos objetivos  do Ministério de Educação e das Secretarias estaduais e municipais de Educação do nosso Estado. Há a necessidade de atualização e formação daqueles que atuam diretamente sobre a base da nossa sociedade: os professores. Uma dessas necessidades de formação é produzida a partir da promulgação, no ano 2003, da Lei que determina a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino público e privado e que estipula o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. No entanto, a partir de um levantamento realizado na cidade de Matinhos, observamos desde 2015, no projeto Licenciar "Mutirão das memórias"  que a lei está sendo atendida de modo parcial, ou seja, somente é realizada a comemoração do dia 20 de novembro, mas não se trabalha nas salas de aula com conteúdos de História e Culturas afro brasileiras.
O motivo, aduzido pelos docentes  na cidade de Matinhos,  é a falta de Formação de Professores na área. Ouvindo esta demanda da Educação básica Matinhense, consultamos o Núcleo Regional de Educação que constatou nossos dados. Por este motivo, em conjunto com a SEPOL (Secretria de Políticas Afirmativas) da UFPR Litoral, o NEABi+ Litoral, docentes do Estado, o Conselho pela Igualdade Racial de Pontal do Paraná, e a equipe Licenciar Mutirão das Memórias, decidimos oferecer um curso de extensão de 120h/a direcionado a Professores de escolas públicas e privadas do Litoral do Paraná e a licenciados e licenciandos.
O curso está em andamento e teve uma inscrição de 250 professores e licenciandos. Essa grande demanda no Litoral do Paraná indica a necessidade de trazer a temática para a região e nos leva à reflexão que pretendemos apresentar. Nosso objetivo , no presente trabalho é apresentar esta ação afirmativa realizada a partir da ação colaborativa e apresentar os resultados da mesma. Partimos da hipótese de que é preciso reforçar e traçar mais e melhores estratégias para que consigamos livrar, através da educação, o Brasil do racismo que o assola.
As publicações seguintes serão relatórios de encontros ocorridos desde o início do curso.