Contação de histórias Afro-Brasileiras

         

Nesta última quarta-feira (11/04/2018), as alunas do Projeto Licenciar, Cássia (Lincom 2015) e Lívia (Lincom 2017), acompanhadas da orientadora profª Ana Josefina, organizaram uma contação de histórias afro-brasileiras no Colégio Municipal Ezequiel, em Pontal do Paraná.
Através do Projeto Infroçara, coordenado por Edicélia Souza, integrante do movimento negro no Litoral, a escola abriu as portas para o Projeto Mutirão de Memórias apresentar narrativas sobre a representatividade negra, propondo a superação do preconceito a partir do imaginário das crianças. Quanto às semelhanças e às diferenças étnicas, além de propor reflexões para os alunos, a ação desenvolveu a interdisciplinaridade no ensino da história e cultura afro-brasileira.
Em sintonia com a Lei 10.639/03, a contação instituiu uma abordagem educativa e interativa, em que foi utilizado um boneco tamanho real, transformado em personagem da história, além de outros materiais didáticos preparados.
A literatura infantil afro-brasileira tem como finalidade proporcionar a conscientização por meio de práticas desenvolvidas nas escolas, para que os alunos lutem contra a discriminação.

II Encontro do Projeto Mutirão Mais Cultura

Aconteceu nesta sexta, 06/04/2018, na UFPR Litoral, o II Encontro Interdisciplinar do Mutirão Mais Cultura, projeto coordenado desde 2014 pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, com recursos provenientes do Ministério da Cultura.
O objetivo geral do projeto Mutirão é mapear os saberes locais e a produção cultural do Litoral do Paraná, ao tempo em que desenvolve a cidadania e a diversidade cultural da região por meio de cinco eixos:
  • Educação básica
  • Diversidade artístico-cultural
  • Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural
  • Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação
  • Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural
Na ocasião, os professores coordenadores e os alunos participantes trocaram informações sobre a condução das ações sob cada eixo. Houve também acertos sobre a execução das próximas atividades. O projeto entra agora em nova fase, com maior necessidade de integração entre os eixos.
O grupo teve ainda oportunidade de conhecer o trabalho de um dos mestres canoeiros de Cabaraquara, na Baía de Guaratuba. O mestre canoeiro Sr. Aroldo explicou sobre a técnica de entalhe (as canoas são feitas em um só tronco, dentro da floresta) e contou histórias sobre o processo comunitário de construção e transporte manual das canoas.
Fonte:
https://calincomufprlitoral.wordpress.com/2018/04/06/ii-encontro-do-projeto-mutirao-mais-cultura/