Contação de histórias Afro-Brasileiras

         

Nesta última quarta-feira (11/04/2018), as alunas do Projeto Licenciar, Cássia (Lincom 2015) e Lívia (Lincom 2017), acompanhadas da orientadora profª Ana Josefina, organizaram uma contação de histórias afro-brasileiras no Colégio Municipal Ezequiel, em Pontal do Paraná.
Através do Projeto Infroçara, coordenado por Edicélia Souza, integrante do movimento negro no Litoral, a escola abriu as portas para o Projeto Mutirão de Memórias apresentar narrativas sobre a representatividade negra, propondo a superação do preconceito a partir do imaginário das crianças. Quanto às semelhanças e às diferenças étnicas, além de propor reflexões para os alunos, a ação desenvolveu a interdisciplinaridade no ensino da história e cultura afro-brasileira.
Em sintonia com a Lei 10.639/03, a contação instituiu uma abordagem educativa e interativa, em que foi utilizado um boneco tamanho real, transformado em personagem da história, além de outros materiais didáticos preparados.
A literatura infantil afro-brasileira tem como finalidade proporcionar a conscientização por meio de práticas desenvolvidas nas escolas, para que os alunos lutem contra a discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário