FORMAÇÃO DE
PROFESSORES 2017/2018
Metáfora Étnica
(por Valdo de Souza
Melo)
INTRODUÇÃO
Há, entre o que o
discente faz sozinho, partindo da sua própria intenção, e o conhecimento a ser
adquirido, formalmente organizado, um percurso que só poderá ser feito com a
intervenção de indivíduos mais experientes da sociedade. Inclui-se, entre eles,
evidentemente, o professor.
Com o papel historicamente definido de
socializador do conhecimento, o professor deve ser incluído, juntamente como
aluno, no centro da discussão sobre o currículo. Cabem a ele tarefas
específicas, no sentido de construir no educando uma relação de curiosidade e indagação com o saber, bem
como consolidar as formas de atividades que levam à aprendizagem. Desenvolver
no aluno a atividade de estudo é parte integrante e fundamental do processo de
ensino.
O ensino deve
fornecer situações em que se possibilite a formação de novas categorias de
pensamento e de novos conceitos, a partir das informações e experiências novas
trazidas pelo professor. Se este processo for bem orientado, o aluno
constituirá novos conceitos que foram instigados pelo novo conhecimento e pela
forma como foi conduzida sua relação com ele. É exatamente nesta forma de
entrar em relação com o conhecimento que se insere a atividade de estudos, tendo como exemplo as relações sociais étnicas.
Em
sociedades como a nossa, em que o pertencimento a um grupo social ou racial é
enfatizado, o desenvolvimento da identidade racial ocorrerá de alguma forma com
qualquer pessoa. Dada a situação desigual entre brancos e negros, não é
surpresa que este processo de desenvolvimento se desdobre de diferentes
maneiras. Partindo deste princípio que procurei desenvolver, sob o título de
Projetos de Diversidade, atividades que direcionassem os alunos para a
construção da sua verdadeira identidade por meio das múltiplas interações
sociais e das relações que estabelece, porém sendo crítico á influência do meio
que o cerca. Leituras de textos alternativos, montagem de painéis, pesquisas
orientadas e dinâmicas de grupos, subsidiaram o tema que deixou de ser polêmico
e tornou-se agradável e de descontração para os alunos.
OBJETIVOS
Contribuir com a formação moral do educando.
Desenvolver a educação do espírito e da mente para o
bem comum, em diversos aspectos, regras e preceitos e o que se deve e o que não
se deve fazer em uma proposta de equidade social.
Envolver o jovem negro na prática reiterada de hábitos
de emponderamento, valorizando a contribuição do grupo étnico que pertence.
CONSIDERAÇÕES
Considerando que o
cérebro humano se encontra em processo de desenvolvimento permanente e o
diálogo entre a biologia da espécie e a cultura, acontece principalmente em
ambiente escolar, uma visão voltada para a nossa realidade social, é um fator que interfere diretamente no desenvolvimento
da criticidade discente.
A diversidade
cultural é um fenômeno que sempre acompanhou a humanidade. No Brasil, há
diversas tradições culturais, algumas mais popularizadas e outras pouco
conhecidas. Algumas valorizadas outras pouco respeitadas. É constitutivo das
sociedades humanas apresentarem um mecanismo diferenciador: quando o encontro
de duas sociedades parece gerar um resultado homogêneo em seu
interior surgem diferenças significativas, que marcam as fronteiras entre os
grupos sociais. Por outro lado, sociedades que estão em contato há muito tempo
mantêm com zelo os elementos significativos de sua identidade.
Os “conteúdos”
escolhidos para o currículo irão, sem dúvida, ter um papel importante na
formação. As atividades para conduzirem às aprendizagens, precisam estar
adequadas às estratégias de desenvolvimento próprias de cada idade. Em outras
palavras, a realização do currículo precisa mobilizar algumas funções centrais
do desenvolvimento humano, como a função simbólica, a memória, a atenção e a
imaginação.
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Período de Desenvolvimento
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Conhecimento Formal X Conhecimento Informal
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Comprometimento Sensorial
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Comprometimento Cognitivo
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Compensação (Sensorial e Cognitivo)
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Motivação
OBS: Metáfora é uma figura de linguagem onde
se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum,
revelando uma relação de semelhança entre dois
termos.
Metáfora é um termo
que no latim, "meta"
significa “algo” e “phora”
significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança" e
"transposição".