Metáfora Étnica - Trabalho do Professor do ERER


FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2017/2018



Metáfora Étnica

(por Valdo de Souza Melo)

Imagem relacionada



INTRODUÇÃO



Há, entre o que o discente faz sozinho, partindo da sua própria intenção, e o conhecimento a ser adquirido, formalmente organizado, um percurso que só poderá ser feito com a intervenção de indivíduos mais experientes da sociedade. Inclui-se, entre eles, evidentemente, o professor.

          Com o papel historicamente definido de socializador do conhecimento, o professor deve ser incluído, juntamente como aluno, no centro da discussão sobre o currículo. Cabem a ele tarefas específicas, no sentido de construir no educando uma relação  de curiosidade e indagação com o saber, bem como consolidar as formas de atividades que levam à aprendizagem. Desenvolver no aluno a atividade de estudo é parte integrante e fundamental do processo de ensino.

O ensino deve fornecer situações em que se possibilite a formação de novas categorias de pensamento e de novos conceitos, a partir das informações e experiências novas trazidas pelo professor. Se este processo for bem orientado, o aluno constituirá novos conceitos que foram instigados pelo novo conhecimento e pela forma como foi conduzida sua relação com ele. É exatamente nesta forma de entrar em relação com o conhecimento que se insere a atividade de estudos, tendo como exemplo as relações sociais étnicas.

Em sociedades como a nossa, em que o pertencimento a um grupo social ou racial é enfatizado, o desenvolvimento da identidade racial ocorrerá de alguma forma com qualquer pessoa. Dada a situação desigual entre brancos e negros, não é surpresa que este processo de desenvolvimento se desdobre de diferentes maneiras. Partindo deste princípio que procurei desenvolver, sob o título de Projetos de Diversidade, atividades que direcionassem os alunos para a construção da sua verdadeira identidade por meio das múltiplas interações sociais e das relações que estabelece, porém sendo crítico á influência do meio que o cerca. Leituras de textos alternativos, montagem de painéis, pesquisas orientadas e dinâmicas de grupos, subsidiaram o tema que deixou de ser polêmico e tornou-se agradável e de descontração para os alunos.



OBJETIVOS



Contribuir com a formação moral do educando.

Desenvolver a educação do espírito e da mente para o bem comum, em diversos aspectos, regras e preceitos e o que se deve e o que não se deve fazer em uma proposta de equidade social.

Envolver o jovem negro na prática reiterada de hábitos de emponderamento, valorizando a contribuição do grupo étnico que pertence.



CONSIDERAÇÕES



Considerando que o cérebro humano se encontra em processo de desenvolvimento permanente e o diálogo entre a biologia da espécie e a cultura, acontece principalmente em ambiente escolar, uma visão voltada para a nossa realidade social,   é um fator que interfere diretamente no desenvolvimento da criticidade discente.

A diversidade cultural é um fenômeno que sempre acompanhou a humanidade. No Brasil, há diversas tradições culturais, algumas mais popularizadas e outras pouco conhecidas. Algumas valorizadas outras pouco respeitadas. É constitutivo das sociedades humanas apresentarem um mecanismo diferenciador: quando o encontro de duas sociedades parece gerar um resultado homogêneo em seu interior surgem diferenças significativas, que marcam as fronteiras entre os grupos sociais. Por outro lado, sociedades que estão em contato há muito tempo mantêm com zelo os elementos significativos de sua identidade.

Os “conteúdos” escolhidos para o currículo irão, sem dúvida, ter um papel importante na formação. As atividades para conduzirem às aprendizagens, precisam estar adequadas às estratégias de desenvolvimento próprias de cada idade. Em outras palavras, a realização do currículo precisa mobilizar algumas funções centrais do desenvolvimento humano, como a função simbólica, a memória, a atenção e a imaginação.

- Período de Desenvolvimento

- Conhecimento Formal X Conhecimento Informal

- Comprometimento Sensorial

- Comprometimento Cognitivo

- Compensação (Sensorial e Cognitivo)

- Motivação



OBS: Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos.

Metáfora é um termo que no latim, "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança" e "transposição".


21/07/2018 - A epistemologia do racismo no Brasil

O dia deste sábado foi dedicado a epistemologia do racismo no Brasil por Celio Jamaica. O Professor trouxe um percurso no qual demonstra a gênese do racismo no Brasil através de um estudo minucioso da História e da Cultura Brasileira.

07/07/2018 - Metodologias de trabalho e cinema negro

O tema abordado na parte da manhã foi metodologias de trabalho com a História e Culturas afro-brasileiras no Litoral, ministrado pela professora Edicélia Maria. A convidada especial, Fernanada, do curso de Licenciatura em Artes do Setor Litoral, desenvolveu um trabalho com pinturas no rosto. Tal arte foi trazida da Nigéria como parte da identidade de um povo.


Logo após, a professora Edicélia trouxe uma proposta para incluir a legislação de Relações étnico raciais nos Projetos Pedagógicos das escolas.


Para encerrar a tarde do dia 07, a Ana Josefina Ferrari trouxe uma proposta de trabalho com cinema negro nas escolas. Anexando o material proposto pelo Ministério da Educação para as Relações
étnico raciais e complementou o material com as últimas produções tanto cinematográficas quanto televisivas.