Material

Filmes 


  • Ganga Zumba (1963)
Resultado de imagem para ganga zumba filme
O filme começa num engenho de cana-de-açúcar, no nordeste brasileiro, entre os séculos XVI e XVII. Inspirados pelo Quilombo dos Palmares, uma comunidade de negros fugidos da escravidão, situada na Serra da Barriga, alguns escravos tramam a fuga para lá. Entre eles, se encontra o jovem Ganga Zumba, futuro líder daquela república revolucionária, a primeira de toda a América.

  • Quilombo (1984)
Resultado de imagem para quilombo filme
Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.

Livros 


  • Ao vencedor as batatas de Roberto Schwartz
Resultado de imagem para ao vencedor as batatas livro
No ensaio de abertura, 'As ideias fora do lugar', Roberto Schwarz reflete sobre a comédia ideológica nacional representada pela disparidade entre a sociedade escravista e as ideias do liberalismo europeu. Deste olhar teórico mais amplo, passa, no segundo ensaio, à análise de 'Senhora', apontando as contradições da ficção de Alencar. Fecha o volume uma reflexão sobre a prática do favor e os primeiros romances de Machado de Assis - 'A mão e a luva', 'Helena' e 'Iaiá Garcia'. Um dos pontos de partida deste livro foi o resgate crítico do processo histórico armado por Antonio Candido na Formação da literatura brasileira - o estudo das relações entre forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro.

  • Um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves
Resultado de imagem para um defeito de cor
No final do século XIX, Kehinde, uma africana idosa, cega e à beira da morte, viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Neste romance, os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens, criando a saga emocionante e verossímil da história de Kehinde.

  • Ações afirmativas no Brasil(volume 1)
Resultado de imagem para Ações afirmativas no Brasil(volume 1)

As políticas de ação afirmativa para acesso ao ensino superior brasileiro completam 15 anos e, apesar de presentes em vários programas de pós-graduação desenvolvidos em diferentes iniciativas, visando a equidade na representação de negros e ou indígenas nesse espaço mais elevado de escolarização, ainda provocam inúmeros debates e questionamentos no meio acadêmico e fora dele. Registrar experiências exitosas que, desde 2011, se desenvolveram em universidades brasileiras é essencial para qualificar esse debate. Esta coletânea, ao relatar as iniciativas de cursos de formação pré-acadêmica que auxiliaram negros e/ou indígenas no ingresso em programas de pós-graduação, apresenta também as dificuldades, as boas práticas e os desafios que devem ser enfrentados para que se consolide uma mudança no perfil racial e étnico da população acadêmica e científica brasileira. Que a leitura inspire novas iniciativas e contribua na discussão qualificada dos desafios para a construção de uma educação pública e de qualidade para todos.



  • Do silêncio  do lar ao silêncio escolar de Eliane Carvalleiro
Resultado de imagem para do silencio do lar ao silencio escolar livro

DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR é a interpretação crítica e analítica de uma pesquisa feita pela professora Eliane Cavalleiro sobre a discriminação das crianças negras em sala de aula. Os resultados são chocantes e mostram inúmeras situações de preconceito racial ocorridas durante as aulas. Esse livro é um primeiro e importante passo para que o Brasil rompa o silêncio em torno do racismo e comece a lutar para eliminá-lo de vez do sistema educacional.

Sites



Documentário


(pequena parte do documentário)

Este longa conta histórias de pessoas que têm em comum o fato de serem negras e morarem em Curitiba, uma cidade que culturalmente renega sua negritude e seus negros, ainda que estes constituam aproximadamente 20% da sua população.

Artigos

  • Estatuto da igualdade racial
  • Diretrizes da educação do campo.(2008)
  • Diretrizes da escola quilombola.Artigo 68:contribuições institucionais transitórias.UNESCO/200
  • Diretrizes curriculares nacionais para a educação ético racial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário