01/09/2018 - Racismo e suas nuances


Sábado, 01 de setembro de 2018, a temática do encontro de hoje foi “Racismo e suas nuances” com a psicologa Margoth Cruz, mestranda em sociologia pela Universidade Federal do Paraná.

“O contexto é produto histórico” é necessário compreender o racismo no recorte brasileiro. A proposta é compreender os efeitos psicossociais do racismo em crianças e adolescentes. Abordou o período eugênico no  Brasil no contexto do Projeto de Nação Brasileira que vem da necessidade de formar identidade e nacionalismo.

Explicou o higienismo como medidas profiláticas, intervenções institucionalizadas e Eugenismo. Houve no Brasil no final do séc XIX e XX a Liga brasileira de higiene mental, que fundamenta-se nas noções de Francis Galton sobre hierarquia de raças. Justificou-se no Brasil a Eugenia através de argumentos biológicos pautados na ciência. 

Contextualizou o período pós abolição no Brasil e comparou com os EUA.
Brasil – Escravidão até 1988, Leis abolicionistas, Miscigenação, projeto de nação (ideologia do branqueamento), democracia racial.

Nos EUA escravidão até 1963, reparação, apartheid. Citou Grosofoguel, autor que trata sobre espistemícidio. “O racismo contra o negro tornou-se uma estrutura fundamental e constitutiva da lógica do mundo moderno-ocidental”. E falou de Domingues num estudo que revela como o ideário de embranquecimento numa comunidade negra de SP entre 1915 e 1930.

Democracia racial fora desenvolvida como solução para os conflitos étnico-raciais no país. Como um meio de apaziguar as ideias do movimento eugenista que estava em voga até uns anos antes.

Foi apresentado o vídeo de Joel Zito de Almeida “Vista minha pele” e foi proposto debate do vídeo com os cursistas

Na segunda parte tratou de Relações Raciais e Educação. Da discriminação, estigmatização, favoritismo e seus efeitos psicossociais que incluem culpabilização, segregação e infantilização e que implicam na produção de sentimentos de inferioridade, solidão, incapacidade, culpa e dependência naqueles sujeitos que tentam estar no mundo de maneiras diferentes daqueles que são esperadas deles.

Fora proposto uma atividade em grupo onde os cursistas relataram, com auxílio de situações-problema trazidas por Margoth, a vivência na escola nas questões sobre favoritismo, estigmatização e discriminação no ambiente educativo…

Adiante, a professora Mestra Valéria e a professora Mestra Edicélia tomaram a palavra para reorganizar a entrega das atividades propostas no decorrer do curso, fizeram as considerações finais e encerrou-se as atividades.


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