25/08/2018 - Projetos relacionados à população negra

Sábado, dia 25/08/18, iniciamos às 09:00 as atividades do curso de extensão ERER – Educação para as Relações Étnico-Raciais. A temática do encontro foi “Projetos relacionados à população negra”.
          A Professora Mestra Edicélia inicia o curso apresentando o palestrante do dia que é Paulo Vinicius, Doutor em Psicologia Social e Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da UFPR.
          Paulo contou a história do orixá Exú. Explicou a diversidade dos povos de Camarões, a luta da Etiópia contra Itália e do processo de invasão da Eritréia para com a Etiopia. A seguir, explicou filosofia africana lato-sensu e na diáspora.

Depois Sidney Vikou, graduado pela UFPR Setor Litoral em Gestão Ambiental, fala sobre algumas características de Benin, como culinária, demografia, costumes etc...

          Então o professor Paulo mostrou fotos de sua visita à capital da Etiópia, Addis Ababa. Adentrou no assunto de Educação e Relações Étnico-Raciais no Brasil e apresentou várias pesquisas realizadas no Brasil acerca da negritude. Explicou a história de alguns povos na África do Sul.
Contou a história de Galanga, também conhecido por Chico Rei e Rolilala, conhecido como Nelson Mandela.
          Na ultima parte do encontro, Paulo Vinicius relata racismo nos livros de literatura infantil. Como por exemplo, “a menina bonita do laço de fita”. Fala de uma pesquisa que ele e sua orientanda fizeram na qual classifica entre ruim, regular, bom, muito bom, ótimo; livros de literatura infantil com finalidade em Educação para as Relações Étnico-Raciais onde a avaliação foi feita do ponto de vista de valorização afro-brasileira/africana.
          Falou de um plano de representatividade para a diversidade nas escolas e da criação de conteúdo para diversidade. Comentou sobre o HQ Angola Janga de Marcelo D’Salete, que conta a história do Quilombo dos Palmares através de quadrinhos.
A professora Edicélia fez as considerações finais e encerramos às atividades às 17:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário