ERER: Educação para as relações étnico Raciais


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, texto
A formação docente é um dos objetivos  do Ministério de Educação e das Secretarias estaduais e municipais de Educação do nosso Estado. Há a necessidade de atualização e formação daqueles que atuam diretamente sobre a base da nossa sociedade: os professores. Uma dessas necessidades de formação é produzida a partir da promulgação, no ano 2003, da Lei que determina a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino público e privado e que estipula o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. No entanto, a partir de um levantamento realizado na cidade de Matinhos, observamos desde 2015, no projeto Licenciar "Mutirão das memórias"  que a lei está sendo atendida de modo parcial, ou seja, somente é realizada a comemoração do dia 20 de novembro, mas não se trabalha nas salas de aula com conteúdos de História e Culturas afro brasileiras.
O motivo, aduzido pelos docentes  na cidade de Matinhos,  é a falta de Formação de Professores na área. Ouvindo esta demanda da Educação básica Matinhense, consultamos o Núcleo Regional de Educação que constatou nossos dados. Por este motivo, em conjunto com a SEPOL (Secretria de Políticas Afirmativas) da UFPR Litoral, o NEABi+ Litoral, docentes do Estado, o Conselho pela Igualdade Racial de Pontal do Paraná, e a equipe Licenciar Mutirão das Memórias, decidimos oferecer um curso de extensão de 120h/a direcionado a Professores de escolas públicas e privadas do Litoral do Paraná e a licenciados e licenciandos.
O curso está em andamento e teve uma inscrição de 250 professores e licenciandos. Essa grande demanda no Litoral do Paraná indica a necessidade de trazer a temática para a região e nos leva à reflexão que pretendemos apresentar. Nosso objetivo , no presente trabalho é apresentar esta ação afirmativa realizada a partir da ação colaborativa e apresentar os resultados da mesma. Partimos da hipótese de que é preciso reforçar e traçar mais e melhores estratégias para que consigamos livrar, através da educação, o Brasil do racismo que o assola.
As publicações seguintes serão relatórios de encontros ocorridos desde o início do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário