04/09/2018 - Ações afirmativas e Fanzinis


A manhã foi de palestra no auditório. Com uma palestra para refletirmos e discutirmos sobre as ações afirmativas e a desconstrução do racismo. As palestrantes Débora Kaule e Valéria Oliveira abordaram algumas ações que acontecem na universidade federal do Paraná e sobre a unidade administrativa da SEPOL que dão suporte para todos os assuntos estudantis. Trataram com os alunos sobre as ações afirmativas. As cotas na UFPR litoral é uma dessas ações e trouxeram um levantamento de quantos alunos entraram por contas e como funciona. Também abordaram a historia do negro no Brasil, como a escravidão, a resistência negra e a pós-abolição. As palestrantes deram uma aula de história e luta do povo negro e mostraram mais uma vez as lutas e conquistas que aos poucos em “passos de tartarugas”, os brancos estão pagando as dívidas de anos com o povo negro.
No período da tarde logo após o almoço as 14:30hs.  As palestrantes Valéria Oliveira e Débora Kaule, propõem aos alunos que estão presentes no auditório uma atividade de produção de fanzinis ( uma revista feita com cartolina e colagens).
Antes de dar ínicio a produção dos fanzinis. A fala se inicia primeiramente com a palestrante Edicélia; os dizeres vêm desde aos conhecimentos sobre cotas no ensino superior e de seus relatos de vivencias, como o seu ingresso no mestrado pelas cotas. A palestrante afirma que ainda há obstáculos para os negros, como a carta de vivencia que precisa ser apresentada. A carta deve conter a caminhada até sua chegada ao mestrado, com dizeres que fazem relembrar as dores e sofrimentos que muitos passaram para chegar onde estão.
Logo em seguida a palestrante Valéria Oliveira já encaixa nas falas sobre a luta para um negro (a) ser graduado na academia. Enfatiza a necessidade de sempre que possível dizer com orgulho os feitos que tiverem, sejam publicações em revistas, livros, graduações, porque o negro deve se sentir orgulhoso pelas suas conquistas.
Neste mesmo momento podemos compreender com a palestrante Débora Kaule, como funcionam as bancas de validação para o ingresso em cotas. Essas questões que tratam de ações afirmativas se encontra no NEAB, núcleo que visa tratar de assuntos estudantis dos negros (as).
A pausa foi dada para o coffee break e depois de alguns minutos voltaram para dar inicio a confecção dos fanzini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário